data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Borges (PMSM/Arquivo)
Ciclistas terão de percorrer e fotografar o maior número de locais mapeados que conseguirem
Seguem abertas até 30 de abril as inscrições para o 2º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria. O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O primeiro lote, até 15 de abril, custa R$ 30 por pessoa, e o segundo, a partir de 16 de abril, custa R$ 35. O evento ocorre em alusão ao aniversário da cidade, comemorado em 17 de maio.
Os interessados podem escolher entre quatro categorias: iniciante, intermediário, avançado e handbike (para pessoas com deficiência). De 14 de maio a 12 de junho, os ciclistas terão de percorrer e fotografar o maior número de locais mapeados que conseguirem. O circuito possui 47 pontos, ao todo. A categoria iniciante envolve 12 locais, a intermediário tem 15, a avançado possui 20 e a handbike conta com 10.
No ato de inscrição, o ciclista escolhe uma loja apoiadora para retirar o kit para participar do evento. O kit será entregue a partir de 7 de maio e terá plaquinha de identificação para a bicicleta, presilhas para a plaquinha, mapa e uma bandana. No momento da retirada dos itens, o participante deve levar o termo de ciência (declaração ter condições de saúde para participar) e, se for menor de idade, o termo de responsabilidade.
Haverá premiações aos vencedores. A competição de 2022 foi construída com base em sugestões de instituições como a Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC), Van Team, Pedalamigos, Pedal no Breu, Amigos do Valdir, Bike SM, Associação Santa-mariense Paradesportiva (Assampar), Emporio Pedal e Pebas Pedal.
A primeira edição do Circuito Pedal e Cultura foi realizada no ano passado. (Com informações da prefeitura)